sexta-feira, 22 de junho de 2018

Cruz Credo!


Eu hein, cruz credo. Credo em cruz, cruzes. Quem nunca ouviu essas expressões relacionadas a cruz? Quem usa essas expressões coloquiais ou “gírias”, geralmente as relaciona a uma espécie de repulsa, ou ainda como um amuleto ou palavra de proteção.
Segundo o tio Google, “Cruz credo é uma expressão de interjeição utilizada para expressar medo, repugnância ou nojo de algo ou alguma coisa. Originada a partir da cultura e princípios cristãos e, principalmente, católicos, a expressão “cruz credo” pode ser interpretada literalmente como “creio na cruz”.
A interpretação literal é bem mais atrativa, do que quando a usamos no seu sentido simples e corriqueiro. Quando eu digo Cruz Credo, eu estou afirmando que não só creio na cruz, mas também entendo o seu significado.
Cruz credo, então quer dizer que Jesus teve que morrer para nos salvar, nos libertando do pecado e da condenação eterna? Sim. O profeta Isaías nos diz: “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca”. Isaías 53:5-7
Cruz credo, Jesus morreu em uma cruz, uma espécie de pena de morte para seu tempo? Isso mesmo, era necessário que as escrituras fossem cumpridas a risca, Atos 13,29 nos diz: “Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro”. Por causa de nossa maldição, Cristo se torna maldito em nosso lugar, “Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Gálatas 3:13
Cruz credo, quanta humilhação, dor e sofrimento. Quanto desprezo, frieza e insensibilidade. Me falta palavras para descrever o que o Senhor Jesus sentiu, suportando toda dor do mundo por amor a humanidade.
Cruz credo, eu não faria isso de jeito nenhum, eu não daria nenhum de meus filhos nem para morrer por uma pessoa, mas por que o pai fez isso? Por que enviou seu filho para sofrer, morrer e ainda em uma humilhante morte de Cruz? O pai fez isso porque nos amou.
A cruz foi a maior demonstração de amor da história da humanidade, um sacrifício perfeito, a altura do pai, um sacrifício eficiente e suficiente, um sacrifício que agradou-o, não porque Ele era mal e desejaria ver seu filho sofrer, mas justamente o oposto, a dor do seu filho resultou no alivio e cura de seu povo, a ira derramada em cima de seu Cristo, foi convertida em amor.
O amor de Cristo foi demonstrado no momento que ele poderia pedir vingança e morte de seus algozes, mas Ele citou uma das frases mais bonitas da bíblia sagrada, “Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”. Lucas 23.24
Cruz credo, que história hein, ela terminou aqui? Não, aqui apenas começou, quando o povo de Israel estavam dispersos, desanimados e desesperados pela morte de seu mestre, ao terceiro dia ele ressuscitou, Ele venceu a própria morte, e está a direita de Deus pai.
Jesus venceu a cruz, venceu a maldição, tornando-a em benção. Tornando-nos filhos amados, justificados, regenerados e transformados por sua graça. Um objeto grande e pesado usado para a pena de morte na antiguidade, trouxe mudanças sem precedentes, não só na história, mas no Reino Espiritual de Cristo Jesus sobre a terra, e sobre seus súditos.
Agora você já pode dizer cruz credo, pois quando assim dizer, você estará afirmando com toda convicção, EU CREIO NA CRUZ! E não só creio, mas AMO A MENSAGEM DA CRUZ, e por isso até morrer nós a vamos proclamar, levaremos também nossa cruz, até que por uma coroa, nós possamos trocar!


Jean Carlos

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O Consciência Teológica tem a satisfação de disponibilizar a você uma coletânea de textos alusivos ao Dia do Pastor. Os textos foram publicados na página do Consciência Teológica e editado em formato de PDF para facilitar a leitura.
Faça o download gratuito pelo link https://goo.gl/NBSKet  e faça uma ótima leitura!
Deus os abençoe!
Equipe Consciência Teológica

quarta-feira, 6 de junho de 2018

SEU PASTOR CHOROU: E TALVEZ VOCÊ POSSA SER A CAUSA!


Não existe vocação mais encarnada do que a do pastor. Com encarnada quero dizer que a vocação pastoral é que mais se vive na pele, na carne, os dramas e dilemas da vida. Mesmo sabendo que outras vocações como médico, professor, juiz etc., também vivem e lidam com essas crises, a vocação pastoral vai além, pois as vocações que citei trabalham com o indivíduo aqui, a pastoral além daqui, o pastor é aquele que trabalha, prepara e direciona para além da morte, para a eternidade com Cristo.
            Por ser uma vocação encarnada, um pastor sério, fiel e bíblico muitas vezes sofre e chora, não por ser piegas (em que há um apelo excessivo à comoção, sentimentalismo), não por ser vítima do ministério, e nem mesmo porque é humano sujeito a emoções, mas porque quem vive a vocação pastoral a vive em seu estado pleno e íntegro.
            O Senhor Jesus Cristo o próprio verbo de Deus, a palavra e vida encarnada, viveu também de forma intensa os dilemas da humanidade decaída e corrompida pelo pecado. Jesus como Deus homem também sofreu, sentiu fome e sede, dores, sono, angustias e qualquer outro sintoma próprio do corpo humano, e um dos mais interessantes foi que Jesus chorou. Não muitas vezes como nos relatam as escrituras, uma pela morte de seu amigo Lázaro, outra por perceber a incredulidade do seu povo e país, em Lucas 19:41-44:
Quando se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria".
O autor aos Hebreus também nos diz no capítulo 5, verso 7: “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão”. Jesus chora porque era plenamente humano, portanto era dotado de emoções como no casa da morte de seu amigo. Jesus chora por sentir na pele, na sua carne, sua vocação e ministério em submissão ao pai.
É óbvio que não vou comparar nenhum pastor com Jesus, nem Paulo pode ser comparado, Ele o Cristo foi excelente, e nós uma tentativa de cópia. Mas o que está claro é que os pastores submissos a Cristo, também choram por encarnar o ministério pastoral. Choram por muitas vezes verem seus esforços darem em nada. Choram quando caminham, ensinam, gastam tempo e cuidado ao lado de uma ovelha, e no final descobrem que não era ovelha, mas um bode. Choram quando tem a sensação que depois de duas horas de aconselhamento, a ovelha ouvirá a sua voz, mas ele percebe que suas palavras entraram em um ouvido e saíram no outro. Pastores choram quando acreditam que ensinaram as bases da fé cristã, os princípios bíblicos de culto, ética e doutrinas, mas eles descobrem que a ovelha não aprendeu absolutamente nada, e muitas vezes ao contrário.  Pastores choram quando a ovelha simplesmente decide buscar outro “pasto” mais verde, sem mesmo lhe dizer obrigado.
Pastores choram, mas choram sozinhos (não nas redes sociais), mas aos pés da cruz, diante daquele que também chorou, diante daquele que primeiro amou, que primeiro se doou. Assim como Cristo não desistiu, pastores que choram também não desistem, pois não só choram de dor, também choram de alegria ao ver o evangelho transformando e salvando vidas.
Se você conhecer um pastor que chora por causa disso, valorize-o, ame-o, cuide-o, pois seu pastor já chorou, e talvez você possa ser a causa!

Postagens mais visitadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...